Os 500 anos da Reforma Protestante

Hoje, em muitos lugares do mundo é comemorado o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas. Uma tradição que vem de muitos anos e se estende de vários países para o Brasil, tendo como origem principal os Estados Unidos.

Martinho Lutero, em 1529

Nesta data, há exatos 500 anos, começou uma das mais importantes fases da história cristã. O monge católico Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fixou na porta do Castelo de Wittenberg, uma série de indagações contra as práticas vigentes à época pela Igreja Católica, que ficaram conhecidas como as 95 teses.

Lutero apoiou-se, principalmente, na verdade que Deus o revelara no versículo de Romanos 1.17: “Mas o justo viverá pela fé”. Desde então, começou a questionar com veemência as indulgências papais, que consistiam em alguém comprar uma espécie de caixinha para obter perdão divino e um lugar garantido no céu, com o valor variando conforme a “gravidade” do pecado cometido.

A divulgação das teses levou a Igreja a uma revolução na época. Nunca ninguém havia desafiado o poder da Igreja de forma tão destemida e forte como o fez Lutero. Todo o rebuliço causado pelos questionamentos levantados pelo monge levaram o Papa a emitir uma Bula Papal, que exigia a sua retratação imediata de todos os seus atos e falas ou então seria excomungado. Lutero se recusou a fazer a retratação.

A Reforma Protestante trouxe bases para a Igreja dos dias atuais, que são conhecidas como “Os 5 Solas”:

  • Sola gratia (Somente a graça): Defende que o homem é salvo e perdoado pela graça de Deus, e que não há nada que possa fazer para conseguir essa salvação.
  • Sola fide (Somente a fé): Defende que o homem é salvo pela fé em Deus, por causa da graça Dele.
  • Sola scriptura (Somente as escrituras): Defende que a razão absoluta sobre a vida, Deus e o Universo estão na Bíblia, e que não falta nada nela; portanto qualquer outro livro é desnecessário e até mesmo inaceitável.
  • Soli Deo Gloria (Glória somente à Deus): Defende que toda glória deve ser dada somente a Deus, uma vez que a salvação e o perdão vem somente dele.
  • Solus Christus (Somente Cristo): Defende que a salvação vem somente de Cristo e que portanto a fé deve ser somente nele.

Foi a coragem dele que o fez traduzir a Bíblia do latim para o alemão, além de garantir que a Alemanha fosse um país com liberdade religiosa, de pensamento e de expressão até os dias atuais.

A Igreja Peniel Morrinhos celebra essa importante data e relembra que todos nós devemos manter o compromisso feito por Lutero na reforma protestante, mesmo passado tanto tempo.

Sobre Leonardo Carvalho

Nada é mais importante do que o amor incondicional de Deus. Mesmo sendo tão pequeno e não merecendo, Ele me ama! Tenho a plena certeza que todas as boas promessas do Senhor para minha vida irão se cumprir. Enquanto isso, fico esperando a Sua volta. Vivendo a palavra de #Eclesiastes3.
Adicionar a favoritos link permanente.